A espera pela aposentadoria é algo que acompanha trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil. Após décadas de dedicação e trabalho, aposentar-se é um direito do cidadão.
Entretanto, quando esse momento tão aguardo finalmente chega, também aparecem as dúvidas acerca do processo de aposentadoria. São diversos os questionamentos dos indivíduos que estão aptos a solicitar o benefício ao Poder Público, o que pode transformar esse momento de alívio em uma dor de cabeça.
Mudanças na legislação que versa sobre os direitos previdenciários certamente deixaram os contribuintes ainda mais confusos. Portanto, é fundamental se informar bem para agilizar o processo e garantir o acesso pleno a esse direito tão importante para a classe trabalhadora.
Quem pode solicitar o benefício da aposentadoria?
Apesar das diversas e profundas alterações trazidas pela Reforma da Previdência aprovada no ano de 2019, os trabalhadores que estão se aposentando atualmente devem seguir as regras anteriores à promulgação da nova legislação.
A lei antiga definia a regra 85/95, que previa que, para solicitar o benefício da aposentadoria, era preciso que a idade e o tempo de contribuição somados atingissem 85, no caso das mulheres; e 95, dos homens.
Ou seja, os homens que contribuíram por 35 anos e possuem idade superior a 60 anos podem dar entrada no pedido de aposentadoria. As mulheres que contribuíram por pelo menos 30 e têm mais de 55 anos, também já podem ter acesso ao benefício previdenciário.
Como solicitar a aposentadoria no INSS?
Há duas maneiras de dar entrada no pedido de aposentadoria. A forma tradicional é a presencial, quando o contribuinte deve agendar um horário e comparecer a uma agência do INSS.
Contudo, também é possível pleitear o benefício através do site do INSS (inss.gov.br), preenchendo as informações solicitadas e anexando digitalmente a documentação exigida pelo Governo.
Primeiro é preciso criar um login no site do INSS. Posteriormente, o contribuinte deve clicar no ícone “Agendamentos/Requerimentos” e, em seguida, selecionar a opção “Novo Requerimento”. A partir desse ponto, é só seguir os próximos passos indicados no site.
Evite deslocamentos e realize as consultas pela internet
O trabalhador precisa compreender que após realizar a solicitação de sua aposentadoria também não é necessário se deslocar até uma agência física para consultar o andamento do processo.
Essas consultas podem ser realizadas através do ambiente virtual. Por meio do site do INSS é possível consultar a situação do pedido de aposentadoria.
O processo de consulta no site é muito fácil. O trabalhador deve clicar na opção “consulta à situação do benefício” e, e em seguida, no item “acompanhar pedido”.
Na sequência, o cidadão deve preencher algumas informações e – após esse processo – poderá visualizar na tela do computador, do smartphone, ou do tablet a situação do pedido de aposentadoria.
Sem dúvidas, a possibilidade de solicitar o benefício da aposentadoria e de acompanhar todo o processo através da plataforma digital facilita e agiliza bastante a vida do trabalhador brasileiro.
Gostou do texto? Entre em contato conosco através do whatsapp ou do nosso formulário.
Recebi a informação que estaria aposentada após 28/02/2020, recebei a carta de concessão e todas informações. Ocorre que agora, ficamos sabendo que o primeiro pagamento a ser retirado junto ao banco Bradesco, deverá ser em uma agencia em Alphaville. Como somos de Sorocaba, teremos que deslocar 160 km de ida e volta para podermos receber o valor. Não houve nenhum contato nem por e-mail ou telefone, inseridos no sistema da previdencia para que alguem pudesse ligar e perguntar qual seria o melhor local para envio do pagamento. Temos como alterar esse local de recebimento ?, caso contrário teremos um custo pra sacar de R$ 180,00 em viagem + pedágios + refeição. porque voces fazem isso ?
Estou esperando ( em análise) desde 2018 o meu benefício. O inss que não funciona bada. A gente paga a vida toda e não hora é isso uma enganação. E não adianta reclamar na ouvidoria ou no canal 135. É sempre a mesma resposta fila unica